Análise: www.fiis.com.br

Iniciaremos nossa análise por uma forma de investimento que tem atraído bastante nossa atenção nos últimos tempos, uma vez que mescla importantes elementos afetos à renda variável com a segurança física e tangível de seus ativos base: os Fundos de Investimento Imobiliário (FII's).


Se você não sabe o que é um FII ou quer recordar, recomendamos a leitura anterior de nosso artigo específico sobre o tema: Fundos de Investimento Imobiliário.


Fundos Imobiliários (FII) são fundos de investimento destinados à aplicação em empreendimentos imobiliários.

Ou seja: diversos investidores se unem, sob a administração do gestor do fundo, disponibilizando recursos que serão alocados nos mais diversos instrumentos de investimento imobiliário, como LCI´s, Letras hipotecárias, CRIs, comércio de imóveis, administração de ativos, como o recebimento de aluguéis e outras rendas.

Os fundos são estruturados na forma de quotas, à semelhança de ações, podendo ser negociados pelos investidores. Inclusive, a maioria dos FII's possuem sistema de negociação na Bolsa de Valores, por meio de corretoras e seus Home-Brokers. Tudo muito simples, rápido e regulamentado.


E olha que números impressionantes!

Segundo informações extraídas do último boletim mensal de FIIs da B3, em fevereiro de 2021 tínhamos 322 fundos listados e 1milhão 308 mil investidores pessoas físicas, um crescimento de mais de 100% do número de investidores num intervalo de pouco mais de 1 ano.


É importante destacar ainda que diferente do mercado de ações, onde os gringos mandam por aqui, grande parte da posição de custódia dos FIIs está na mão de pessoas físicas brasileiras, sendo esta mais um indicativo da diferença entre as espécies de investimentos.

Muitos leitores, interessados em maiores informações sobre os Fundos de Investimento Imobiliário sentem-se completamente perdidos para iniciar seus investimentos.


Como investir? Onde investir? Onde encontrar a lista de todos os FII's em negociação? Como escolher bons FII's? Onde obter dados fundamentalistas dos Fundos? Onde acompanhar notícias específicas?


São muitas dúvidas que precisam ser respondidas.


Existem diversos sites que se propõe a ajudar o investidor nesta tarefa. Dentre eles, hoje gostaríamos de apresentar o www.fiis.com.br.


É um site simples, mas que cumpre muito bem o que propõe: ser uma coletânea de informações específicas sobre cada Fundo de Investimento Imobiliário negociado no Brasil.


Logo na primeira página, o investidor pode encontrar uma lista de todos os FIIs acompanhados pelo site, com as últimas atualizações dos mesmos, incluindo fatos relevantes, relatórios gerenciais, atas de Assembléias e rendimentos.


Veja abaixo:

Navegando pelo site, a funcionalidade que mais nos chamou a atenção foi a "Lupa de FIIs".

São 17 filtros adaptáveis que permitem uma ampla busca dos FIIs listados, identificando oportunidades personalizáveis, isto é, cada investidor estabelece os critérios que lhe são mais relevantes.

Assim, por exemplo, o investidor pode escolher por "tipos de FIIs" (Tijolo, Papel, Desenvolvimento, Educacional, Bancário, Escritórios, Galpões Logísticos, FOFs, Shoppings, etc), por administrador, selecionar patamares mínimos/máximos de dividendos, valor patrimonial, cotação, liquidez (nº de negócios/mês). Enfim, toda uma gama de informações essenciais para a tomada consciente de decisões.

Resolvido o problema inicial de identificação das oportunidades existentes, o investidor pode conhecer mais a fundo cada um dos Fundos listados.

Assim, clicando em algum dos inúmeros FII encontrados na pesquisa acima, você será direcionado à página específica de cada Fundo, encontrando as mais diversas e completas informações.

Abaixo, a página do FII ABCP11:

Você terá acesso às últimas notícias do FII escolhido, incluindo informações sobre rendimentos e fatos relevantes, os principais indicadores fundamentalistas, gráficos, histórico de cotação, rol e mapa dos imóveis que integram o FII.

Enfim, serão inúmeras informações de extremo relevo, para que o investidor possa tomar profundo conhecimento do FII de interesse e, de modo fundamentado, seja capaz de alocar seus investimentos.

Por fim, o site ainda apresenta algum material gratuito que pode ajudar nos passos iniciais neste mundo de investimentos, como notícias, artigos, ebooks, minicursos, entre outros.

Após nossa verificação, entendemos que o site www.fiis.com.br possui relevante conteúdo sobre os FIIs, sendo fonte essencial de pesquisa do investidor que pretende realizar suas próprias análises. É um site isento, com muito material bruto, indicado aos investidores que não confiam, ou não se sentem satisfeitos, com os relatórios das diversas corretoras, bancos e casas de análise.

Até a próxima!

Veja abaixo nosso vídeo sobre o assunto: