Saindo da zona de conforto

Vejo muitas dúvidas e insegurança das pessoas em aplicar seu suado dinheiro em investimentos menos tradicionais. Preferem optar pela poupança, CDB ou previdência privada.


Muitas vezes fazem isso pela "segurança" e "tranquilidade" que os investimentos mais conhecidos transparecem, sendo induzidos, seja propaganda, seja pelos funcionários das instituições financeiras, a não expandir seu universo de conhecimento financeiro.


Se você quer ampliar seus ganhos financeiros é essencial sair desta zona de conforto, pesquisar, aprender, estudar e arriscar novos caminhos.


Ao lhe encontrar lendo este artigo pressuponho, caro leitor, que você pretende dar este passo. Quer conhecer, se educar financeiramente, abrir novas possibilidades e ser capaz de tomar decisões conscientes e fundamentadas sobre o uso de suas economias. Quer deixar de ser uma simples marionete dos atores do sistema financeiro e se tornar sujeito efetivo do jogo, compreendendo o valor de seu dinheiro e como fazê-lo trabalhar para você.


O caminho pode ser longo, mas muito menos complexo do que se imagina e, o melhor, o final deste caminho possui uma bela recompensa: o poder/liberdade financeira.


Estude, leia, pesquise, se informe, faça contatos com investidores experientes, não desperdice as oportunidades que a vida sempre apresenta.


Seja persistente. Não desista no primeiro erro ou pequeno prejuízo. Aprenda com eles. Não se desespere e procure controlar a ansiedade, pois os grandes erros são cometidos quando agimos por impulso, medo ou tomados pela soberba e ganância.


Não se ache um gênio diante dos primeiros ganhos. Sorte existe e ela pode ter batido em sua porta. Continue estudando, atento ao fluxo do dinheiro, não assumindo riscos desnecessários.


Não deixe a cobiça e a ganância te cegarem. Tenha consciência que o mercado é dominado por grandes atores mundiais, sendo você apenas uma pequena gota neste oceano. Seja prudente, não arrisque valores que você precisa para alguma necessidade de vida imediata, nem se individe.


Não caia em golpes. Use a regra dos 4 P's (Pesquise, previna, pergunte e pense).



Se sua insegurança e medo são demasiados, comece com pouco, uma quantia que realmente não vai lhe tirar o sono, mas vai lhe permitir descortinar este novo "universo".


Faça seu dinheiro trabalhar para você!