5 vantagens da negociação de longo prazo

Tanto a negociação de curto prazo quanto a de longo prazo podem ser estratégias de negociação eficazes, no entanto, a negociação de longo prazo tem várias vantagens significativas. Isso inclui o efeito dos juros compostos, a oportunidade de ganhar com os dividendos, a redução do impacto das flutuações de preços, a capacidade de fazer correções de maneira mais oportuna, bem como, menos tempo gasto no monitoramento de ações.

1. Juros Compostos

O tempo pode ser o melhor amigo do investidor porque permite que os juros sobre a capitalização façam sua mágica. Os juros compostos nada mais são do que a incidência de juros sobre juros, isto é, na periodicidade contratada (geralmente mensal), o juro composto incide sobre o montante do capital acumulado até então (capital inicial + juros acumulados). No caso dos juros compostos, não há pagamento mensal dos juros, mas estes são calculados e passam a integrar o saldo devedor juntamente com o montante original. Nesta caso, incidem juros sobre juros.

Quanto mais tempo você deixa seu dinheiro rendendo neste processo, mais impressionante serão os efeitos dos juros compostos.

Leia sobre a magia dos juros compostos aqui.

2. Dividendos

Manter uma ação para aproveitar os pagamentos de dividendos é outra maneira de aumentar o valor de um investimento de forma passiva e progressiva. Uma boa estratégia, neste caso, é reinvestir imediatamente os dividendos recebidos, comprando novas ações e aumentando assim o valor geral do seu investimento. Com isso, você obtém efeito semelhante ao dos juros compostos, tratados acima.

Além disso, os dividendos refletem a estratégia geral de negócios e do sucesso de uma empresa, servindo de proteção a flutuações de preços irracionais, baseadas tão somente nas emoções do mercado (euforia e pânico).

3. Redução do impacto das flutuações de preços

No investimento de longo prazo as pessoas são menos afetadas pela volatilidade de curto prazo. O mercado tende a reagir irracionalmente no curto prazo, sendo extremamente afetado por sentimentos de euforia ou pânico momentâneos e sem fundamento. Assim, uma pessoa envolvida em investimento ou negociação de longo prazo não será afetada tanto pela instabilidade de curto prazo devido a fatores como liquidez, fantasia (boatos), crises pontuais ou má avaliações momentâneas, que podem fazer com que o preço de uma ação suba ou desabe de forma inadequada ou excessiva. No longo prazo, boas ações que podem ter sido afetadas devido a alguns outros fatores (no curto prazo), em regra, darão retornos melhores que a média.

Investidores de longo prazo, particularmente aqueles que investem em um portfólio diversificado, podem vencer os mercados sem afetar drasticamente sua capacidade de atingir seus objetivos.

4. Fazendo correções

É altamente improvável que você consiga um retorno constante por um longo período. A realidade é que haverá momentos em que seus investimentos renderão menos e outros em que você ganhará muito dinheiro no curto prazo. Também pode haver momentos em que você perde dinheiro no curto prazo, mas como está em ações de qualidade e tem uma longa perspectiva de investimento, obterá bons retornos ao longo de um período de tempo.

Sempre há momentos em que algumas ações não funcionam, onde fica claro que erramos (ou algo inesperado aconteceu) e é a escolha sábia retirar um investimento. Com uma perspectiva de longo prazo baseada em ações de qualidade, é mais fácil tomar decisões de mudança de maneira mais oportuna sem a urgência que acompanha as estratégias de curto prazo e day trading.

5. Menos tempo gasto no monitoramento de seus investimentos

Ao contrário do day trading, que pode exigir monitoramento constante das ações ao longo do dia para capitalizar a volatilidade intradiária, o trading de longo prazo pode ser realizado de forma eficaz usando um sistema de monitoramento semanal/mensal. Essa abordagem geralmente é muito menos estressante do que observar os preços constantemente diariamente.

Qualidade de vida, menos stress e tempo para lazer e família são ativos essenciais, os quais devem ser tomados na devida consideração em nossas opções de investimento.

No geral, os investidores que começam cedo e permanecem no mercado têm uma chance muito maior de superar os maus momentos e capitalizar os períodos em que o mercado está em alta.

Até a próxima!