A Regra dos 4 P's

A hiper integração e conectividade proporcionada pela evolução dos meios digitais trouxe consigo, além dos óbvios benefícios à informação, à economia e às interações humanas, diversos problemas e novos desafios, dentre os quais, a proliferação dos golpes digitais.


Vivemos num mundo em que cada vez mais estamos sujeitos a todo tipo de golpes, invasões e tentativas de furto, sejam de nossos dados, intimidades ou patrimônio.


Os números de ataques virtuais, seja por contaminação por vírus, seja pela utilização dos métodos mais tradicionais de extração de dados e informações, são crescentes e assustadores. As pessoas muitas vezes não adotam no "mundo virtual" a mesma diligência com que se portam na "vida real", correndo riscos desnecessários que podem prejudicar sua vida e de sua família.


Para reduzir a possibilidade de cair nestes golpes use o que chamo de REGRA DOS 4 P's (aplicável a toda espécie de atividades): Pesquise, Previna, Pergunte e Pense.


Muitos dos golpes existentes no mundo dos investimentos podem ser evitados com alguma pesquisa prévia e calma na hora de alocar seu dinheiro, assinar um contrato, enfim, tomar uma decisão.


Por isso, pesquise antes sobre o site ou investimento, faça testes com pequenos valores sempre que possível, procure interagir nos lugares mais confiáveis. Enfim, fique de olhos e ouvidos atentos! Evite golpes, pesquise, procure, saia de seu casulo.


Pense sobre a decisão que esta tomando. Se a esmola é demais, desconfie. Não existe almoço grátis.


Assim, você diminui as chances de você estar gastar energia e tempo à toa. Há muitos vigaristas por aí!