NFT

A não ser que você tenha morado em uma caverna nos últimos 12 meses ou sua internet tenha ficado fora do ar por todo este tempo, é praticamente impossível que você não tenha ouvido falar do termo NFT.

Um NFT (Non-fungible token) é uma espécie de certificado digital, estabelecido (criado) em alguma blockchain e que representa a existência e propriedade de um bem único no universo digital. E mais importante: ele pode ser negociado entre os usuários da blockchain!

Qualquer mídia digital pode ser transformada num NFT, como, por exemplo, fotos, vídeos, arquivos de áudio, mensagens, memes, postagens numa rede social, personagens de jogos. Havendo interesse e demanda, as possibilidades são muitas, sendo certo que o NFT certifica a autoria da obra/produto e possibilita eventual valor comercial ao produto.

O NFT, por si só, não impede a reprodução de cópias digitais daquele item específico, porém garante que apenas o detentor do NFT é dono da cópia original, criando exclusividade, escassez e valor a este token.

Não poderíamos falar de NFT sem ressaltar a recente explosão no interesse e valores dos mesmos. A obra digital "Everydays: The First 5000 Days" do artista Mike Winkelmann, conhecido como Beeple, foi vendida neste ano de 2021 por US$ 69 milhões (R$ 380 milhões, na cotação atual do dólar). A venda ocorreu em um leilão organizado pela casa Christie's, especializada em leilões de obras de arte valiosíssimas.

Além das obras de arte, outro nicho enorme conquistado pelos NFT's foi o de jogos online, principalmente a febre dos jogos Earn-to-play, que remuneram os usuários com criptomoedas ou NFT's diversos. Axie Infinity, Alien Words, CryptoKitties são apenas alguns exemplos do enorme mercado que se formou e que vem atraindo cada dia mais indivíduos em busca de diversão (e remuneração).

Nestes jogos, o usuário pode ser proprietário de NFT's que representam os personagens do jogo ou itens utilizáveis, tais como espadas, escudos, etc. E possuindo a propriedade de tais itens, os mesmos podem ser negociados com outros interessados, permitindo maior controle do usuário e a monetização das conquistas e progresso no jogo.

E o que os NFT's tem haver com investimentos? Tudo!

Ao transformar uma mídia digital num item exclusivo, identificável, raro e comercializável, tal tecnologia garante as premissas do estabelecimento de valor ao produto.

O comprador de uma NFT, além de garantir a propriedade do item si (áudio, imagem, personagem, etc), adquire os direitos de exposição, exploração e revenda da obra. Pode ganhar tanto com royalties, aluguel ou através de uma revenda futura (em caso de valorização).

Que tal ter um card (NFT) exclusivo de nosso mascote?

Já disponível para aquisição na OpenSea (clique no Card ao lado)